top of page
atendimento84698

Como realizar um Programa de Cobrança e Recuperação de Crédito?

Atualizado: 19 de abr. de 2021


A retomada da economia segue a passos lentos, com o auxílio emergencial ajudando a evitar reduções ainda maiores de consumo. A pesquisa Projeção de Inadimplência divulgada em agosto pelo Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) e o Provar-FIA (Fundação Instituto de Administração) aponta que a taxa de inadimplência dos consumidores vai aumentar em agosto e nos próximos dois meses. Já são 4,341 milhões de famílias com contas em atraso em todo o País, segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Uma empresa que esteja sendo afetada com o atraso de seus clientes deve ser proativa e implantar um Programa de Cobrança e Recuperação de Crédito para facilitar a negociação. O gestor vai precisar ter em mãos uma avaliação do impacto dos débitos no futuro da empresa, para definir as possibilidades de parcelamento das dívidas e as condições de abatimento dos juros e multa, caso seja viável.

Neste cenário, um sistema de CRM de cobrança, como o VCOM Cob da VCOM Tecnologia, é crucial para organizar as informações dos clientes. Este software oferece funcionalidades para gestão da carteira das dívidas para empresas de todos os segmentos.

Outra importante etapa de planejamento deste programa é a criação de uma régua de cobrança, caso a empresa ainda não tenha uma. Esta régua define as datas e as fases do processo de contato com o cliente, documentando todas as etapas, ações e prazos.

Esquematizar essa régua fica mais fácil com o sistema de CRM, a fim de registrar cada contato com o cliente, que podem ser realizados por um atendente ou um bot por telefone, além da automação para envio de lembretes por e-mail e SMS. A intenção do programa é o facilitar a negociação, evitar a negativação e o protesto em cartório.

Quer contar com a apoio da VCOM Tecnologia na implementação de um Programa de Cobrança e Recuperação de Crédito? Entre em contato que estamos à disposição para ajudar.

Comments


bottom of page