2020 foi um dos anos mais desafiadores da história para todas as empresas. Muitos planos mudaram em função da pandemia, mas os empresários têm mostrado capacidade de adaptar a gestão dos seus negócios à nova realidade. Uma palavra-chave é a resiliência, a capacidade de lidar com os problemas, ser flexível e superar os momentos difíceis.
Um número crescente de empresas em todos os setores está acelerando suas iniciativas de utilização de novos sistemas, de melhorias no atendimento digital aos clientes e apostando em investimentos para que suas operações fiquem mais ágeis e eficientes. E as mudanças não vão parar. É preciso atenção, pois os desafios continuarão em 2021 e as transformações também.
Em função destas mudanças, identificamos 6 tendências na gestão dos negócios para 2021, apontadas por empresas e grandes consultorias globais, que ajudarão a criar um caminho promissor para o futuro. Vamos a elas?
1- Sua empresa precisa ter um propósito: as empresas bem sucedidas serão as que estão aprendendo a valorizar a transparência, a confiança e os talentos internos, unidos esforços para atender as necessidades dos seus clientes com agilidade. Definir um propósito envolve reflexões sobre como criar valor, conciliar lucro e valorização dos colaboradores, eficiência e bem estar.
2- As empresas devem continuar priorizando o e-commerce: um relatório da IBM mostra que a mudança das lojas físicas para as compras digitais acelerou cerca de cinco anos em função da pandemia. Por isso, é fundamental criar uma experiência de compra nas lojas virtuais cada vez melhor, tornando o site amigável também para os dispositivos móveis.
3- Entenda como sua empresa pode ser phigital: a maioria da população se adaptou às interações digitais no dia a dia, seja trabalhando em casa, estudando online ou fazendo compras. Ao mesmo tempo, as pessoas desejam retomar as interações presenciais. A consultoria Deloitte diz que a jornada do cliente será composta de elementos presenciais e digitais integrados e intencionalmente projetados para criar uma experiência de marca perfeita que seja adaptada para se adequar aos comportamentos, atitudes e preferências de cada cliente. Este é o conceito phigital, no qual o mundo físico e o digital estão conectados para melhorar as experiências de compra e relacionamento com os clientes.
4- Ofereça alternativas de pagamento e tenha ferramentas para a gestão de crédito: os clientes estão valorizando os pagamentos em tempo real, como o PIX; os pagamentos sem toque via cartões de crédito e de débito; enquanto a gestão do crédito e da inadimplência tem sido estimulada pela oferta de planos de renegociação de dívidas e recuperação de crédito, como os proporcionados pelas soluções da VCOM, que oferece ao mercado a plataforma de autonegociação NoAzul e o sistema Zaap, direcionado às assessorias de cobrança.
5- Atualize rapidamente a sua estratégia de negócios tomando decisões baseada em dados: as novas tecnologias são fontes de vantagem competitiva para as empresas sobreviverem e cresceram. Aposte em plataformas tecnológicas equipadas com recursos de análises avançadas e disponibilização de diferentes tipos de relatórios para basear as suas decisões estratégicas, o monitoramento dos resultados e as previsões.
6- O trabalho remoto persistirá: dependendo do tipo de negócio, o empresário deverá considerar oferecer opções de trabalho remoto para atrair colaboradores talentosos em 2021. Em função disso, os investimentos em soluções de tecnologia e software que viabilizem o teletrabalho com segurança e produtividade devem ser considerados no planejamento estratégico para os próximos anos.
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