Não é segredo para ninguém que o financeiro é um dos mais importantes departamentos para as empresas, afinal de contas, é ele que proporciona o crescimento e a manutenção das organizações em um mercado de atuação. Nesse contexto, surge um questionamento pertinente: como organizar o dinheiro do seu negócio?
Caso essa seja a sua dúvida e também esteja interessado em saber mais sobre o assunto, este post é para você! Neste artigo, forneceremos algumas dicas que o ajudarão a otimizar as finanças da sua empresa. Acompanhe a seguir:
Como organizar o dinheiro do seu negócio?
Existem diversas práticas que poderão ajudá-lo a organizar o dinheiro do seu negócio. Entre elas, estão a separação das contas pessoais das empresariais, o planejamento financeiro, o orçamento empresarial, o monitoramento das receitas e das despesas e a destinação de parte do lucro para emergências. Abordaremos essas questões detalhadamente na sequência do artigo. Continue lendo!
1. Separe as contas pessoais das empresariais
Um dos equívocos mais frequentes cometidos pelos empreendedores está na mistura das contas empresariais com as pessoais. Isso dificulta o controle de ambas. Quando se usa recursos da empresa para pagar contas particulares, há o comprometimento financeiro da companhia e ela pode perder capacidade de fazer novos investimentos ou ficar endividada. O contrário também é prejudicial, pois você pode se endividar quando usar a sua conta pessoal com o intuito de quitar despesas empresariais.
Com isso, o ideal é ter duas contas separadas. Uma será utilizada com a intenção de pagar dívidas pessoais, e a outra será usada com o intuito de financiar as atividades empresariais. Agindo assim, não há risco de cometer o erro de misturar as contas.
2. Faça um planejamento financeiro
O planejamento é muito útil em diversos aspectos da vida e dos negócios. Essa realidade não é diferente em relação ao controle financeiro das empresas, independentemente do porte. Nesse contexto, é muito importante saber o que e quanto gastar em um determinado período.
Além disso, é necessário estabelecer prioridades em relação ao que investir e fazer despesas planejadas. Elas devem levar em consideração a capacidade financeira da sua empresa em investir e as necessidades do seu negócio.
3. Elabore um orçamento empresarial
O orçamento empresarial ajuda a planejar como os recursos da sua empresa devem ser gastos. Por meio dessa ferramenta, é possível saber, por exemplo, os recursos que serão destinados para pagar impostos, salários, manutenção da empresa, investimentos etc. Sem dúvida, isso traz mais segurança e confiança no momento de tomar decisões e ajuda as empresas a gastarem o dinheiro de forma estratégica.
4. Destine parte do lucro para emergências
Vale muito a pena destinar parte do lucro da sua organização para formar uma reserva de emergência. Essa prática ajudará sua empresa a evitar contrair empréstimos quando acontecer algum imprevisto. Com isso, evita-se o pagamento de altas taxas de juros, comuns nos empréstimos bancários.
A gestão financeira é um dos aspectos mais relevantes das empresas. Nesse contexto, é importante buscar formas de organizar o dinheiro do seu negócio. Neste post, fornecemos algumas dicas que o ajudarão nessa tarefa. Esperamos que faça bom proveito e desfrute dos resultados obtidos por essa prática.
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